RIO DE JANEIRO – Com a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde se aproximando, o plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ realizou sua Reunião Ordinária de junho nesta terça-feira (11). O evento contou com a apresentação dos Eixos Temáticos da 2ª CEGTES e a eleição dos 16 delegados do CES/RJ, de forma paritária. A mesa foi composta por Daniele Moretti, presidente do conselho, Leonardo Légora e Denise Marchon.
A convocação e o comparecimento de dezenas de representantes dos conselhos municipais de saúde do estado foram o destaque do evento. Os conselheiros dos CMS, engajados na construção das conferências regionais, acompanharam atentamente o detalhamento de cada eixo pelos membros da Comissão Organizadora do evento.
O auditório do Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, palco das últimas reuniões colegiadas do CES/RJ, estava repleto de representantes da sociedade civil, usuários e profissionais de saúde. Integrantes da área de planejamento da Secretaria de Estado de Saúde também estiveram presentes para a apresentação da Programação Anual de Saúde – PAS 2024.
A 2ª CEGTES-RJ, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de julho deste ano na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Estão previstas nove Conferências Regionais, culminando na Etapa Nacional, a ser realizada em dezembro, em Brasília.
SES/RJ apresenta a Programação Anual de Saúde – PAS 2024
A Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado de Saúde, representada por Mônica Morrissy e Fátima Cavaleiro, apresentou a Programação Anual de Saúde – PAS 2024 ao plenário do CES/RJ. Este documento detalha as ações de saúde planejadas para este ano. A PAS 2024 da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro contém as ações anuais que viabilizarão a execução dos objetivos e das metas do primeiro ano de vigência do Plano Estadual de Saúde (PES 2024-2027) e do Plano Plurianual.
Segundo André Ferraz, conselheiro estadual integrante da Comissão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, “os conselheiros farão a leitura de hoje até o dia 28 de junho para a programação na saúde. Qualquer conselheiro que queira apresentar um destaque ou emenda terá que fazê-lo formalmente e apresentar à Secretaria Executiva do CES/RJ. As comissões permanentes de fiscalização e orçamento também poderão apresentar destaques ou emendas à programação de saúde para 2024, até o dia 28 de junho, à Secretaria Executiva. Esta consolidará e enviará tais emendas e destaques à Assessoria de Planejamento da Secretaria de Saúde. A análise dessas emendas e destaques, bem como a aprovação da Programação de Saúde 2024, ocorrerá no dia 30 de julho, em Reunião Extraordinária do conselho”.
A Reunião Ordinária do CES/RJ foi transmitida ao vivo no canal oficial do CES/RJ no YouTube.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ