RIO DE JANEIRO – Na Reunião Extraordinária realizada no último dia 30 de julho, o plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES-RJ) homologou a eleição de Leonardo Légora como presidente e Lidiston Pereira como suplente do colegiado. Ambos assumem seus cargos no próximo dia 1º de agosto, representando o segmento dos profissionais de saúde.
Leonardo Légora é presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Sinfaerj) e membro da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Lidiston Pereira, por sua vez, representa o Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (Sindpsi-RJ). A homologação dos nomes ocorreu de maneira unânime, ratificando a escolha do segmento realizada em Plenária Eleitoral duas semanas antes.
A cerimônia ocorreu em um auditório da Superintendência do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro (Sems/RJ), que estava lotado com a presença de diversas personalidades sindicais, movimentos sociais, conselheiros de saúde de vários municípios, além de gestor da Secretaria de Estado de Saúde do RJ e representantes parlamentares e de órgãos públicos trabalhistas.
Dentre os presentes, estiveram Alex Bolsas, superintendente regional do Trabalho do estado do Rio de Janeiro, Norma Bomfim, da União Brasileira de Mulheres-RJ, Françoise Guimarães, coordenadora do Hospital Estadual da Criança, Patrícia Santana, representando Maria Aparecida Diogo, superintendente estadual do Ministério da Saúde, Thaís Ingrid, líder sindical dos agentes de vigilância em saúde do município do Rio de Janeiro pelo Sintsaúderj, Valquíria Silva, diretora do Sindicato dos Comerciários, Márcia Silva, representante do Sindicato dos Farmacêuticos do RJ, Dejacy da Conceição, presidente do Sindicato dos Guardas Portuários, Marinaldo Santos, presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Mesquita, conselheira estadual de saúde/SES-RJ, Regina Bueno, conselheira estadual de saúde representando Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde, Paulo Vieira, da Alerj, Maria Celina, CTB, Fátima Sueli, professora da UERJ, Angela Maria e Antônio Bustamante, representando o Sindicato dos Rodoviários, Rafaela Albergaria, representando a deputada federal Jandira Feghali, José Liporage, da Fiocruz, Aida Vianna, do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Sérgio, da CTB-RJ e CTB Nacional, Maíra Barros, ouvidora-adjunta da Mulher da OAB, Maria do Carmo Figueiredo Cisne, da UFRJ, Solange Belchior, presidente da ABEn-RJ, Caíque Tibiriçá, do PCdoB, Orlandino dos Santos, técnico em Segurança do Trabalho, autor do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.
Lidiston Pereira, suplente eleito, neste dia estava representando o CES/RJ no 16ª Congresso Internacional da Rede Unida, evento que reúne profissionais e pesquisadores para discutir temas relacionados à saúde coletiva e à formação em saúde. O congresso ocorre na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O tema central deste ano é “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”.
Pouco antes, Daniele Moretti, atual presidente do CES/RJ, foi homenageada com uma retrospectiva elaborada pela professora associada da UERJ, Fátima Sueli, detalhando de seu mandato, com destaque para sua intensa presença como segmento dos usuários em todos os eventos relacionados às ações do próprio CES/RJ, numa simbiose com as próprias prerrogativas da presidência de acordo com o Regimento Interno, bem como o ineditismo na aproximação com os conselhos municipais de saúde.
Daniele desejou “toda a sorte ao novo presidente” e que o Conselho estadual de saúde “continue nesse rumo para agente que está saindo e para a gente que está chegando e que consigamos trazer a juventude do estado do Rio de Janeiro para dentro deste espaço”. A presidente afirmou que “as pautas sejam do CES/RJ alcancem essa juventude”.
Por fim, Daniele Moretti agradeceu também aos técnicos do conselho pela parceria e dedicação.
A homologação de Leonardo e Lidiston ocorreu de maneira unânime no plenário.
Discurso de posse marcado por agradecimentos e compromissos para o futuro da saúde no estado
Leonardo Légora, conselheiro estadual de saúde – também conselheiro municipal de saúde por Duque de Caxias -, em seu discurso de posse, destacou a importância do controle social na saúde: “Estamos condenados a perseverar. O controle social não pode parar nunca”, afirmou em seu discurso inicial.
O novo presidente expressou sua gratidão a todos que o apoiaram ao longo de sua trajetória, incluindo familiares e amigos. “A amizade de vocês é um tesouro que carrego no coração e que me fortalece para enfrentar qualquer diversidade”, disse Légora, emocionado.
Em sua fala, ele destacou a importância da participação popular e o compromisso de garantir os direitos de todos os cidadãos, independentemente de classe, raça ou orientação sexual. “Estamos aqui voluntariamente para defender os seus direitos e lutar pelo melhor para todos”, enfatizou.
Légora também mencionou a necessidade de modernização da legislação que rege o CES-RJ, visando uma atuação mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas. “Queremos um conselho que não apenas sirva aos seus membros, mas que também alcance e impacte a comunidade”, afirmou.
O novo presidente reafirmou seu compromisso com a educação permanente e a fiscalização das políticas de saúde, ressaltando que um CES eficiente deve monitorar constantemente a implementação dessas políticas.
Para encerrar sua fala, Légora recitou um poema que fala sobre esperança, respeito e amor, reforçando a importância desses valores na construção de um futuro melhor.
As atribuições da presidência do CES/RJ
O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é responsável por liderar as reuniões e atividades do conselho, bem como representar o conselho em eventos e reuniões externas. Além disso, ele tem outras atribuições importantes, tais como convocar e presidir as reuniões do Conselho Estadual de Saúde, coordenar a elaboração da pauta das reuniões e conduzir a discussão dos assuntos em pauta, designar relatores e comissões temáticas para tratar de assuntos específicos, apresentar relatórios sobre as atividades do conselho em eventos e reuniões externas, assinar documentos e correspondências oficiais do conselho, representar o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro em eventos, audiências e outras atividades relacionadas à saúde, zelar pelo cumprimento da legislação e das normas que regulamentam o funcionamento do conselho.
A cerimônia foi transmitida ao vivo na CES-RJ TV, no YouTube.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ