Os conselheiros estaduais do Rio de Janeiro encontraram-se dia 23 de julho para o Seminário Estadual do CES/RJ. O seminário, organizado pelo Grupo de Trabalho Educação Permanente para o Controle Social, está entre as atividades do Conselho prevista na Programação Anual de Saúde de 2015. “A ideia é trazer os conselheiros para fora do ambiente do CES. Um momento diferente, fora das tradicionais plenárias, para juntos debaterem sobre os eixos da 7ª Conferência Estadual, por exemplo. Uma oportunidade de troca, de uma construção coletiva”, disse a Secretária Executiva do CES/RJ, Carina Pacheco, na abertura do Seminário, no Centro do Rio.
Em seguida, Pedro Motta Lima Cascon, da Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Saúde, e o Conselheiros Estadual, Miguel Jorge Gomes de Oliveira deram as boas vindas ao grupo.
O primeiro palestrantes, Ruben Mattos, do Instituto de Medicina da UERJ, dividiu sua palestra em três partes: Construção do Sistema Único de Saúde, Trajetória da participação popular no Controle Social e Desafios para a Construção do SUS.
A parte da manhã foi dedicada a sua apresentação - que foi muito elogiada pelos conselheiros – e um debate entre os presentes. “A gente não pode ter a academia escondida num castelo. É fundamental para a construção do SUS manter contatos assim. Esse Seminário é uma ação de grande relevância para a defesa do SUS, para quem trabalha dentro da academia”, disse Ruben, após sua participação, e concluiu, agradecendo a receptividade da plateia: “Fui muito bem acolhido, me senti em casa e aprendi muito com as falas dos conselheiros do CES/RJ. Saio daqui mais enriquecido”.
Os temas seguintes foram: Modelos de Atenção à Saúde, com Vivian Studart (da Superintendência de Atenção Básica da SES/RJ), Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, com Solange Belchior (Conselheira Estadual de Saúde) Reformas Democráticas e Populares do Estado, com Luiza de Fátima Dantas (Conselheira Estadual) e Financiamento do SUS e Gestão do SUS, com Rosaura Lima (Conselheira Estadual).
Ao fim das apresentações, os conselheiros reuniram-se em três grupos e depois, juntos, apresentaram suas conclusões. Seguem-se os pontos discutidos e as propostas:
Grupo 1 – Como os conselheiros de Saúde podem contribuir para a melhoria da saúde no Estado?
- Adquirindo competência para a função e construindo um plano de trabalho para o CES/RJ.
- Instituindo a política de Educação Permanente para o Controle Social no Estado.
- Publicando seus atos e deliberações.
- Aproximando o Conselho dos Cursos de Formadores na Saúde e de Direito para que os alunos conheçam mais sobre Controle Social e Política de Saúde.
Grupo 2 – Qual o papel dos conselheiros de saúde na viabilização do acesso á saúde?
- Participando mais para construírem juntos.
- Conhecimento maior do território e das necessidades de saúde.
- Inserindo o SUS na grade curricular das escolas.
- Interagindo com os demais conselhos para a construção do Plano de Saúde.
- Trabalhando com foco no coletivo.
- Combatendo qualquer forma de preconceito que venha comprometer o acesso.
Grupo 3 - De que forma podemos fortalecer o Controle Social no Estado?
- Investindo em formação e educação permanente e continuada.
- É importante que cada conselheiro saiba o que é controle social e entenda o papel do conselheiro.
- Renovando as representações do Conselho, pois ser conselheiro é diferente de estar conselheiro.
- Informação e transparência das ações do Conselho para as suas entidades e para a sociedade.
- Pensando em canais de retorno das ações do Conselho para fora do CES/RJ.
As conselheiras Renata, Eliane, Rosângela, Étila, Cristiane, Zaira,Silvia e o palestrante Ruben