Ponto a ponto. A votação para eleger o novo presidente do Conselho Estadual de Saúde foi equilibrada e só se definiu no último voto.
A Plenária extraordinária do CES/RJ teve 40 conselheiros presentes, mas apenas os usuários tiveram poder de voto - já que o novo presidente deveria ser escolhido entre os representantes deste segmento.
Os dezesseis usuários presentes à plenária escolheram Nanci Rodrigues Santos, UNEGRO (União dos Negros Pela Igualdade) a nova presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Foram oito votos para a candidata contra sete votos para o candidato Miguel Jorge Gomes de Oliveira, do Conselho Municipal de Seropédica, e um voto para o candidato Paulo Tavares, do Conselho Municipal de Mangaratiba.
Antes da votação aberta, os três candidatos defenderam por cinco minutos suas ideias e falaram sobre as prioridades do CES/RJ para o próximo ano.
O Secretário Estadual de Saúde, Felipe dos Santos Peixoto, que presidiu o Conselho no mandato anterior, falou da importância e responsabilidade do cargo e passou oficialmente a missão para a presidente Nanci Rodrigues.
De posse do novo cargo, Nanci disse que o CES/RJ deve priorizar ações para garantir mais acesso da população à saúde e que seu mandato será democrático: “Não vou presidir para um grupo, mas em nome do todos os conselheiros e em prol da melhoria da saúde no Estado do Rio de Janeiro”.