Daniel Spirin Reynaldo assume cargo de Assessor de Comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro
O jornalista Daniel Spirin Reynaldo tomou posse como novo assessor de comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Servidor público, Daniel chega ao cargo com a missão de dar publicidade e alcance às ações e deliberações do Colegiado estadual, além de amplificar as vozes do Controle Social e fomentar a participação popular na esfera da saúde pública.
Com uma sólida formação acadêmica, Daniel é especializado em jornalismo e políticas públicas, tendo se aprofundado em Comunicação Pública e Comunicação de Governo pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Uso de Mídias Sociais na Comunicação Institucional (Enap), Jornalismo de Dados (U.S Embassy and Consulates in Brazil), Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz), Gestão de Políticas Públicas (Unilins) e Multiplicador para Atuação do Controle Social em Saúde do Trabalhador (Dieese), entre outros.
Daniel acredita que a Comunicação em Saúde Pública e a Comunicação no Controle Social são ferramentas essenciais para promover a participação da população, informar sobre direitos e deveres, e "facilitar o acesso à informação de qualidade". Para ele, "essas formas de comunicação são fundamentais para fortalecer a transparência, engajar a comunidade e melhorar a efetividade das políticas de saúde, garantindo que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas nas decisões que impactam sua saúde e bem-estar".
Além disso, ele destaca que as novas formas de comunicação, especialmente por meio das mídias digitais, têm revolucionado a disseminação e o consumo de informações.
"Plataformas como redes sociais, blogs e aplicativos de mensagens permitem uma interação mais direta entre cidadãos e instituições, democratizando o acesso à informação e possibilitando mobilizações rápidas e ações coletivas em prol da saúde pública", disse.
As mídias digitais também oferecem um espaço valioso para a educação em saúde, proporcionando informações acessíveis e visuais, atingindo um público mais amplo. Campanhas interativas e conteúdos audiovisuais têm o potencial de engajar e sensibilizar a população, promovendo uma cultura de saúde mais informada e participativa.
Daniel completa afirmando que "a integração das novas formas de comunicação e das mídias digitais na saúde pública e no controle social é crucial para fortalecer a democracia, permitindo que a população exerça seu direito à informação e à participação nas decisões que impactam suas vidas".
CES/RJ