Histórias de mulheres. Sob diferentes ângulos, expectativas, vivências e falas. No mês do Dia Internacional da Mulher, a VideoSaúde montou uma programação repleta de trajetórias de mulheres e suas estórias e de associações com desafios para o campo da saúde coletiva. Conheça as tocantes rotinas das catadoras e recicladoras Marina e Wilma; os relatos de vítimas de violência e preconceito; de mães e seus dilemas durante a gravidez e de uma brasileira quase anônima, Almerinda Gama, militante pioneira do feminismo no Brasil. Do acervo da VideoSaúde também vieram vídeos sobre agroecologia, preservação ambiental e saúde alimentar.
A programação é exibida sempre às segundas-feiras, às 22:30, no Canal Saúde, com reprises em diferentes dias durante o mês de março.
Acompanhe no Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
05/03, segunda, 22h30 - Mulheres não esperam mais, acabemos com a AIDS e a Violência. Já! | Almerinda, a luta continua
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
A Campanha “Women Won’t Wait – Mulheres Não Esperam Mais – Acabemos com a Violência e a Aids. Já!” foi criada em 2006 para abordar mundialmente a interface entre a violência contra a mulher e a Aids. O filme Mulheres não esperam mais apresenta relatos sobre a promoção da saúde das mulheres, histórias de violência e preconceito e a questão dos direitos humanos na luta contra o HIV e a Aids, destacando ainda a relação entre a violência e a disseminação do HIV. Mulheres que trazem duros e pungentes retratos da realidade em diferentes países.
Já Almerinda, a luta continua lança luzes sobre a trajetória de uma das grandes personalidades da política brasileira: a alagoana Almerinda Gama. Pouco conhecida, Almerinda foi advogada, feminista e a única mulher representante classista a votar na Assembleia Constituinte de 1933. O filme faz um resgate histórico da vida de Almerinda, uma das primeiras militantes feministas brasileiras.
Reprises:
07/03, quarta, às 22h30,
09/03, sexta, às 22h30,
11/03, domingo, às 21h30
12/03, segunda, 22h30 - Certificação orgânica de base agroecológica por meio de Sistema Participativo de Garantia (SPG) | Saúde alimentar
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
A agroecologia tem propostas concretas e inovadoras para a saúde dos trabalhadores e lida com o mote da sustentabilidade nas relações sociais com o meio ambiente. A série documental O Caminho de Volta – experiências agroecológicas no Rio de Janeiro tem como primeiro episódio a produção “Certificação orgânica de base agroecológica por meio de Sistema Participativo de Garantia (SPG)”. O vídeo aborda as consequências do uso de agrotóxicos na produção agrícola para a saúde dos consumidores e dos trabalhadores e apresenta a aplicação deste mecanismo aceito pela legislação brasileira para obtenção de certificado orgânico entre produtores agroecológicos no município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.
Em Saúde alimentar, o foco são as relações entre saúde, alimentos e cuidados pessoais. O curta foi produzido durante uma das oficinas de audiovisual promovidas pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre.
Reprises:
14/03, quarta, às 22h30,
16/03, sexta, às 22h30,
18/03, domingo, às 21h30
19/03, segunda, 22h30 - Gestação Segura, criança saudável | Cumes do Paraná
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
Gestação segura, criança saudável foi gravado em Manaus e Sergipe com o relato de várias mães sobre a importância do pré-natal nas unidades básicas de saúde. O foco é a prevenção da transmissão vertical da sífilis. O vídeo destaca também a participação do parceiro na testagem, diagnóstico e tratamento durante o a gestação.
Em Cumes do Paraná, jovens sobem a Serra do Mar para discutir a questão da preservação ambiental nas principais montanhas do litoral paranaense. A Mata Atlântica é atualmente o segundo ambiente mais ameaçado do mundo, somente atrás das florestas de Madagascar no Leste da África. O risco de extinção de espécies é particularmente aumentado na Serra do Mar pelo nível de endemismos, ou seja, de espécies que existem apenas na Mata Atlântica. Em linguagem bem informal, como num diário de expedição, os jovens montanhistas mostram aspectos da flora e da fauna, reflorestamento e diversidade, e como o lixo e o desmatamento afetam a região.
Reprises:
21/03, quarta, às 22h30,
23/03, sexta, às 22h30,
25/03, domingo, às 21h30
26/03, segunda, 22h30 - Abre olho mundo: Tuberculose X Aids | Burguesa
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
Por meio de entrevistas realizadas com lideranças e profissionais de saúde, entre outros atores diretamente envolvidos com os problemas da co-infecção por HIV/AIDS e tuberculose, Abre olho mundo estabelece um debate que aponta contradições, preconceito e desinformação. Uma reflexão que segue urgente nas discussões sobre a presença da Aids no cotidiano da saúde coletiva.
Burguesa – histórias de gente e de lixo enfoca a luta pela subsistência dos catadores de material reciclável da comunidade do Rio do Ferro, em Joinville, Santa Catarina. Aborda temas como as condições de saúde, a discriminação enfrentada pelos catadores e os benefícios da reciclagem para a sociedade. Histórias de pessoas sem condições que trabalham duro dia e noite, muitas vezes acompanhados apenas pelo o animal de estimação ou companheiro de trabalho. Conheça as estórias de Marina e sua cadela Leona; e a bela relação entre a recicladora e catadora Wilma e a égua Burguesa.
Reprises:
28/03, quarta, às 22h30,
30/03, sexta, às 22h30,
01/04, domingo, às 21h30