Na última quarta-feira, o Conselho Estadual de Saúde, através das suas comissões de Saúde Mental, Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Educação Permanente, realizou na Secretaria Estadual de Saúde o 1º Seminário Saúde Mental em Tempo de Crise: O Impacto no Mundo do Trabalho. Em um auditório que contou com boa presença de participantes livres, profissionais de saúde e conselheiros, os palestrantes deram um show de conhecimento e informações, o que contemplou o público de uma maneira geral. A mesa de abertura foi composta por Francinete da Conceição, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do CES/RJ, Francisco Saião (Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro), Tereza Cristina Abraão (COSEMS), Luiza Dantas, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Miguel Jorge, coordenador da comissão de Educação Permanente para o Controle Social do CES/RJ, Eralda Ferreira da Silva, do Programa de Saúde do Trabalhador da SES/RJ e Francinere Barbosa Lima (Gerência de Saúde Mental da SES/RJ).
As palestras tiveram início com o Dr. Pedro Gabriel, do Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro- IPUB tendo a coordenação de Celso Vergne e Fernando Goulart. O tema foi "O avanço e o retrocesso: Saúde não se vende. Loucura não se prende". Na segunda rodada, o tema "A correlação entre o Trabalho e o Adoecimento Mental dos Trabalhadores e Trabalhadoras" teve como palestrante o professor Paulo Pavão, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ com a coordenação de Luiza Dantas.
No intervalo do almoço, os participantes confraternizaram com danças e música.
Dando continuidade ao seminário, já na parte da tarde, o professor Emerson Emerhy, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UFRJ discorreu sobre o tema Saúde Mental em Tempo de Crise, com a coordenação de Marinete de Paula e Fernando Goulart. As palestras foram encerradas com a participação do professor Paulo Amarante, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial LAPS/ENSP- Fundação Oswaldo Cruz. O tema foi: "É Possível Sonhar um País para Todos: Ferramentas para a Saúde Mental em Tempo de Crise", cuja coordenação da mesa ficou a cargo de Marinete de Paula. Ao final, o seminário contou com a apresentação do grupo musical Harmonia Enlouquece. Abaixo, algumas imagens do seminário e o link da transmissão ao vivo.
No YouTube:
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ