O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro esteve presente na Cerimônia de Abertura do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) que está sendo realizado nas dependências da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, no Rio. Com mais de 7 mil presentes, o congresso teve importantes vozes da saúde e da política do Brasil e do mundo presentes na cerimônia incial, tais como a ex-presidenta do Chile Michelle Bachelet, o presidente da Abrasco, Gastão Wagner, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Joaquín Molina, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, a vice-reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Georgina Washington, a diretora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Unirio, Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli; o professor de saúde pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aluísio Gomes da Silva Junior; a diretora da Organização Mulheres de Atitude (OMA), Patrícia Evangelista; e o especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz, Guilherme Franco Neto.
Logo no início, o presidente da Abrasco, o senhor Gastão Wagner, fez uma homenagem a vereadora Marielle Franco, executada à tiros quando voltava para casa. Michelle Bachelet disse que “estamos às portas do marco de 40 anos de Alma Ata e é preciso enfrentar os desafios para atingir uma saúde igual para todos. São muitas as tendências que convivem na América Latina e no Caribe. O essencial é não perder o foco, que são as pessoas. Os cidadãos, os pacientes, os trabalhadores que querem ser qualificados, reconhecidos. E ter a atenção primária como o princípio orientador”. Sobre o tema democracia, direitos e saúde, o Abrascão deste ano contou com a "participação de milhares de congressistas, que inclui sanitaristas, epidemiologistas, cientistas políticos, cientistas sociais, comunicadores, especialistas em políticas públicas, profissionais e trabalhadores da saúde, gestores e técnicos da saúde, além de militantes de movimentos sociais e de entidades da sociedade civil atuantes na área da saúde, faz do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva um dos mais importantes fóruns científicos da área em todo o mundo".
Por diversos momentos, os 7 mil presentes se manifestaram em defesa da democracia, entaram o canto "Marielle Vive!" e "Lula Livre", em alusão à prisão do ex-presidente. Movimentos sociais, sindicatos e parlamentares também estiveram presentes. Assista a cerimônia completa AQUI.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, falou com o CES/RJ:
O presidente da Abrasco, Gastão Wagner, também comentou sobre o Abrascão 2018 para o CES/R:
A ex-conselheira Sylvia Daflon e a conselheira Denise Sanches falaram de suas expectativas para este Abrascão 2018:
O CES se fez presente com os (as) conselheiros (as) Zaira Vânea, Solange Belchior, Alexandre Vasilenskas, Luciene Abreu, Nanci Rodrigues (ex-conselheira e ex-presidente do CES), Sylvia Daflon (ex-conselheira), Denise Sanches, Mara Cristina, Luiza Dantas e Francinete da Conceição. Abaixo, algumas imagens do evento:
Tendas foram montadas para a livre circulação dos congressistas, convidados e imprensa:
Na parte da tarde, o escritor Jessé Souza lotou novamente a tenta principal:
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ