Via #susconecta:
As inscrições para o Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para o triênio 2018-2021, iniciam na próxima segunda-feira (13/08). As vagas são destinadas a entidades e movimentos sociais nacionais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades nacionais de profissionais de saúde (incluída a comunidade científica da área de saúde), entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde.
Eleitores e candidatos terão até o dia 11 de outubro de 2018 para participarem. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na secretaria-executiva do CNS, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.Também serão aceitas inscrições via correio, mediante aviso de recebimento. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para a conselheira nacional de saúde, Francisca Valda, que representa os profissionais de saúde no CNS, pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), o processo eleitoral é fundamental para ampliar a representatividade, fortalecer o protagonismo do Controle Social no SUS. “Por isso, é importante que os trabalhadores participem deste processo, nessa conjuntura difícil de enfrentamento e de retirada de direitos. O CNS é um espaço de lutas e uma trincheira em defesa do direito à saúde no Brasil”, afirma.
As inscrições devem ser realizadas por meio de requerimento dirigido à Comissão Eleitoral, apresentando a vontade de participar da eleição e informando se é candidato ou apenas eleitor. Se candidato, será necessário especificar o segmento a que pertence, a entidade ou movimento e a vaga para a qual está se candidatando.
O conselheiro nacional de saúde, Moysés Toniolo, que representa o segmento de usuários do SUS no CNS, pela Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), convoca entidades e movimentos sociais para participarem das eleições. “Ampliar a participação cidadã do segmento de usuários é fundamental para o Controle Social e a defesa do SUS”, avalia.
“A participação no CNS é extremamente importante para colocarmos os nossos pontos de vista e, inclusive, aprendermos sobre tudo o que se passa no âmbito da saúde dos brasileiros”, afirma o conselheiro nacional de saúde, Nelson Mussolini, que representa as entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde no CNS, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A eleição será no dia 13 de novembro e a posse dos novos conselheiros nacionais de saúde será no dia 13 de dezembro. O edital de convocação para as eleições foi aprovado na 308ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na última quarta-feira (08/08).
Fonte: Conselho Nacional de Saúde