Oficina reuniu representantes do Programa de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, coordenadores de CISTTs e representantes de CERESTs dos municípios do Rio
Organizada pelo Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, a Oficina de Planejamento em Saúde, realizada hoje (23/08/2019), reuniu diversos representantes das CISTTs dos municípios fluminenses, além de membros do Programa de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests). Divididos em 5 eixos de debates, os participantes trataram sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Eixo I), Controle Social (Eixo II), Financiamento (Eixo III), Assistência (Eixo IV), e Educação, Comunicação e Informação (Eixo V).
A coordenadora da CISTT e conselheira estadual de saúde, Luiza Dantas, afirmou que “as pessoas não sabem o quanto é difícil construir um evento deste tipo no estado, porém, muitos contribuíram, tais como os profissionais que trabalham na gestão, o Controle Social e até o secretário de estado de saúde”. Luiza prosseguiu em seu incisivo discurso dizendo que o mundo do trabalho está sob “fortes ataques”, principalmente após as aprovações das reformas trabalhista e previdenciária, além da reforma sindical, sendo estes “momentos trágicos para a classe trabalhadora”. Por fim, a coordenadora alertou que, devido a estes ataques, mais mortes e mais doenças poderão atingir os trabalhadores, momento este em que todos os envolvidos na área da saúde deverão se “dedicar cada vez mais”.
O Conselho Estadual de Saúde transmitiu a abertura e o encerramento da oficina ao vivo em sua página oficial no Facebook.
Secretário executivo do CES-RJ Flávio Campos, conselheiro Márcio Berman e Miroval de Souza, membro da CISTT de do município de Nova Iguaçu
Veja mais imagens:
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ