Politicas de hemodiálise no estado foram debatidas a fundo entre profissionais de saúde, Conselho Estadual de Saúde e representantes da gestão da SES/RJ
O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizou ontem (12) o 2º Seminário de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise, desta vez no auditório do Conselho Regional de Odontologia, no Centro do Rio. Organizado pelo Grupo de Trabalho de Terapia Renal Substitutiva do CES-RJ, o seminário reuniu duas áreas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e representantes do Controle Social, além de um expressivo número de profissionais de saúde dispostos a compreender melhor as políticas estaduais de tratamento da doença renal, as transferências de medicamentos, repasses federais, estaduais e municipais às clínicas de TRS e a distribuição de leitos e maquinário. Foram debatidos também temas como a identificação da doença precocemente, os tratamentos conservadores e a hemodiálise peritoneal, esta muito pouco utilizada no estado.
Rosaura Rocha ao lado de Suzete Henrique e Iandara Moura, superintendentes da Safie SES e Saeca SES, repectivamente
A mesa de abertura do 2º Seminário de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise contou com as presenças da presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada Martha Rocha, do coordenador do GT de Hemodiálise do CES-RJ, Everaldo Nascimento, de Márcio Berman, conselheiro estadual representando a presidente do Conselho, Zaira da Costa, de Rosaura Rocha, conselheira estadual, de Cláudia Lunardi, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Iandara Moura, da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação da SES/RJ e de Flávio Campos da Silva, secretário executivo do CES-RJ. Cláudia Lunardi também representou o secretário de estado de saúde. A presidente do CES-RJ não pôde comparecer por questões de saúde.
Na mesa inicial, cujo tema foi ‘A Política Estadual de Atenção à Doença Renal, Regulação, Medicamentos e Transplantes’, a superintendente Iandara Moura deu sua palestra sobre os trabalhos de regulação das clínicas de hemodiálise, repasses e controles desempenhados pelos técnicos. Assista à palestra:
Suzete Henrique, superintendente da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos SES/RJ falou sobre a distribuição de insumos (medicamentos) de para o tratamento da Terapia Renal no estado (acesse a apresentação). Assista à palestra:
Gilson Nascimento, presidente da Associação dos Doentes Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro – Adreterj, deu uma palestra tendo como tema central a insegurança do usuário na atual Política Estadual de Atenção à Doença Renal. Crítico dessas políticas no estado, Gílson apontou diversos problemas relacionados ao atendimento do paciente renal crônico e apontou possíveis mecanismos para minimizar a desassistência, melhorar o tratamento pelo SUS e otimizar o fornecimento de medicamentos (acesse a apresentação). Assista à sua palestra:
Auxiliando nos debates, a conselheira estadual Solange Belchior e a conselheira estadual Rosaura Rocha deram importantes contribuições para os presentes, tanto na área de experiência profissional prática, quanto no dia a dia do trabalho de conselheiras atuando pelo Controle Social.
A deputada Martha Rocha ladeada por Everaldo do Nascimento (coordenador do GT de Hemodiálise, Cláudia Lunardi, Aparecida Barbosa e Flávio campos
Conselheiras Sylvia daflon e Ilca Machado, a técnica Taíssa Silva dos Santos e a conselheira Eliane Leocardo
Participantes fizeram perguntas aos convidados
Assista ao seminário na íntegra:
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ