Oficina realizada em Itaperuna reuniu conselheiros e conselheiras da Região Noroeste
Os cursos de capacitações de conselheiros municipais de saúde são uma importante ferramenta de empoderamento dos colegiados de saúde nos municípios do Rio de Janeiro. Tendo em vista a necessidade de fornecer meios didáticos para que os conselheiros possam desempenhar suas atividades de maneira plena e eficaz nos conselhos de saúde, o CES-RJ retomou os cursos de capacitação nas regiões de saúde do estado, paralisados desde 2015.
Na oportunidade, a região escolhida foi a Noroeste, área do estado com um número maior de CMS com pendências documentais e carência de mecanismos de controle social na saúde.
Com uma equipe formada pela presidente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa, a coordenadora da Comissão de Educação Permanente Solange Belchior e a conselheira estadual Sylvia Daflon, o CES organizou as atividades de capacitação nos dias 11 e 12 de dezembro, juntamente com o articulador regional Valdeci Moura (Itaperuna) e com a secretária executiva do conselho de Itaperuna Maria das Graças. Magno Rocha, conselheiro estadual de saúde e representante da Região Norte também auxiliou no desenvolvimento das aulas ministradas na Universidade Iguaçu, no município de Itaperuna. O serviço de alimentação e café da manhã foi subsidiado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Esq. para dir.: Gílson Ferreira, presidente do CMS de Itaperuna, conselheira estadual Ana Carolina Vicente, palestrante Gilberto Fonte Boa (Italva), conselheira estadual Solange Belchior, presidente Zaira da Costa (CES-RJ), articulador regional Valdeci Moura (Itaperuna)
Com o intuito de subsidiar temas como planejamento em saúde, Lei Orçamentária Anual, Plano Estadual de Saúde, Relatório Anual de Saúde e análises pertinentes do controle social na saúde, dentre outros, o curso contou com as palestras de Gilberto Fonte Boa (Italva), Fernanda Junqueira (Cerest de Itaperuna), Ana Paula Pinheiro (Secretaria de Planejamento de Itaperuna) e Solange Belchior (CES-RJ). Nadine Pólito, secretária municipal de saúde de Itaperuna e Gílson Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itaperuna também prestigiaram o curso.
Presidente do CMS Itaperuna e Valdeci Moura comentam curso de capacitação na Noroeste:
Capacitação na Região Noroeste: presidente Zaira da Costa destaca os cursos para conselheiros:
Embora a totalidade dos 14 municípios da Região Noroeste não tenha comparecido ao curso, cerca de 50% dos conselheiros inscritos estiveram presentes e demonstraram profundo interesse nos conteúdos disponibilizados. A dinâmica de grupos propiciou aos participantes elaborar propostas para o planejamento em saúde, a fiscalização dos recursos e repasses federais, estaduais e municipais.
Maria das Graças, secretária executiva do CMS de Itaperuna, prestou auxílios fundamentais para a realização do curso
Os dois dias de capacitação foram transmitidos ao vivo
pelo Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Mais capacitações estão no radar do CES-RJ para o próximo ano.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ