vacinacao gripe1 credito mauricio bazilio ses
(Foto: Maurício Bazilio - SES/RJ)
 
A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é que cerca de 6 milhões de pessoas sejam imunizadas no RJ, alcançando a cobertura vacinal de 90% do público-alvo. Profissionais de saúde também devem se vacinar nesta etapa da campanha.
 
Por G1 Rio
 
Idosos poderão receber vacina contra a gripe em alguns postos do Detran
 
Começa nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe comum em todo o RJ. Os idosos e profissionais de saúde serão os primeiros a receber a dose nesta etapa.
 
A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é que cerca de 6 milhões de pessoas sejam imunizadas, alcançando a cobertura vacinal de 90% do público-alvo.
 
A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
 
Em quatro municípios será possível tomar a vacina dentro do carro, em postos do Detran adaptados para a campanha: Rio, Niterói, Nova Iguaçu e Nova Friburgo.
 
A vacina também estará disponível nas 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que 90% da população alvo da campanha na cidade seja vacinada, o que corresponde a pouco mais de 2 milhões de pessoas.
 
Em 2020, o estado do Rio de Janeiro registrou 121 caos de influenza/SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 3 casos de H1N1, sem registro de óbito. Já no ano passado, foram 2.432 casos de influenza/SRAG e 168 caos de H1N1, com 62 óbitos.
 
Rio e Nova Iguaçu terão postos de vacinação ‘drive thru’
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio terá 52 vacinadores distribuídos em cinco postos do Detran-RJ para vacinação em sistema de “drive thru”, no qual o idoso será vacinado pela janela, sem precisar descer do carro. Não haverá acesso de pedestres nesses postos.
 
Também haverá vacinação no posto do Detran-RJ de Nova Iguaçu. Em breve, segundo o governo do estado, haverá o mesmo sistema em Niterói e Nova Friburgo, na Região Serrana.
 
Veja os endereços dos postos ‘drive-thru’, que funcionam de 10h às 16h:
 
Campo Grande – Estrada do Mendanha, 1672
Ilha do Governador/Infraero – Estrada de Tubiacanga s/n
Barra da Tijuca – Av. Ayrton Senna, 2541
Catete – Rua Machado de Assis, 80
Tijuca/Haddock Lobo – Rua João Paulo I, 194
Botafogo (Nova Iguaçu) – Estr. de Adrianópolis, s/n
 
Outras fases
 
A campanha vai até 22 de maio. Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível para três outros grupos: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.
 
Já no sábado 9 de maio, dia D de mobilização nacional – quando diversos postos volantes serão disponibilizados em toda a cidade – inicia a terceira fase da campanha, com mais grupos inseridos: crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência.
 
Informativo causa confusão
 
Uma imagem que circula na internet sobre a campanha de vacinação no Distrito Federal causou confusão em outros estados. O procedimento de convocação em ordem alfabética vai ocorrer na capital do país, mas foi compartilhado como se estivesse previsto por outras secretarias.
 
A Secretaria de Saúde do DF informou ao G1 que a imagem não foi produzida pelo governo. A pasta anunciou ainda que profissionais de saúde entram para o público-alvo no dia 30 de março.
 
Para ampliar a cobertura, a SMS do Rio vai convidar médicos e enfermeiros da cidade para retirarem gratuitamente, nos 27 postos da vigilância em saúde, que serão divulgados amanhã, as doses da vacina para oferecer a parentes, vizinhos e pacientes. Além disso, idosos acima de 80 anos que tenham cadastro nas clínicas da família serão vacinados em domicílio.
 
O drive thru da vacinação acontece em postos do Detran localizados em Campo Grande, Barra, Ilha do Governador, Tijuca e Catete, com o suporte de agentes da Guarda Municipal, CET Rio e Comlurb. Não será permitido o acesso de pedestres nos postos, que funcionarão de 10h às 16h até 4 de abril.