Dando continuidade às ações de aproximação do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro com os municípios, a presidência do CES iniciou hoje (10) uma série de reuniões com os presidentes dos conselhos municipais de saúde. Em pauta, a situação da Covid-19 nas nove Regiões de Saúde do estado e as ações que estão sendo implementadas pelos gestores locais, além das as iniciativas do controle social no acompanhamento da pandemia.
Cada presidente pôde informar sobre a situação vivida em cada conselho e município, com as dificuldades enfrentadas, como estão sendo destinadas as verbas repassadas pelos governos estadual e federal, o número de leitos ocupados e a quantidade de casos de Covid-19 e o número de óbitos, dentre outros assuntos. As ações dos CMS enquanto controle social também foram informadas pelos presidentes. A presidência do CES, dessa forma, teve a oportunidade de ouvir as demandas de cada um para dar orientações pertinentes. As propostas e solicitações de cada município serão analisadas pela Comissão Executiva do Conselho Estadual de Saúde.
As Regiões Serrana e Baixada Litorânea foram as duas primeiras a participarem das reuniões, que são realizadas por meio do aplicativo de videoconferência 8×8 Meetings. Conselhos de Nova Friburgo, São Sebastião do Alto, Bom Jardim, Carmo e Sumidouro representaram a Região Serrana, na parte da manhã. À tarde, a Região da Baixada Litorânea teve a representação de Arraial do Cabo, Araruama, Armação de Búzios, Casemiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras e Saquarema. Alexandre Vasilenskas e Solange Belchior, presidente e vice-presidente do CES, respectivamente, conduziram o encontro.
No próximo dia 17, será a vez das Regiões Metropolitana I e II.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ