Imprimir

No dia 31 de janeiro, a presidente do Conselho Estadual de Saúde do RJ, Daniele Moretti, e representantes do CES/RJ, compareceram ao Fórum Regional de Saúde do Médio Paraíba, realizado no município de Volta Redonda. Estiveram presentes ainda os conselheiros Alecir de Jesus e Iraci do Carmo, além de Jaime Vicente, representante regional e conselheiro estadual de saúde. Flávio Campos da Silva, secretário executivo do conselho, também acompanhou o grupo. O encontro foi coordenado por Luzia Aparecida Quintino, conselheira municipal de saúde de Volta Redonda.

whatsapp image 2024 01 31 at 12.38.42 2
Encontro do Fórum Regional de Saúde do Médio Paraíba. (Foto: reprodução)

O CES/RJ apresentou como pauta as conferências sobre gestão do trabalho e educação em saúde e saúde do trabalhador e da trabalhadora, previstas para 2024 e 2025, respectivamente. Além disso, convidou os conselhos da região para participarem da Reunião Extraordinária do colegiado, no dia 20 de fevereiro, para debater a implementação dos Conselhos Locais. Essa iniciativa, aprovada durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília no ano passado, visa enraizar o controle e a participação sociais em cada território, aperfeiçoar o SUS, promover a cidadania e melhorar os resultados de saúde nas localidades.

A presença de representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) Regional 1 foi um destaque no encontro, pois o Controle Social está em vias de receber as duas importantes conferencias que envolvem a saúde dos trabalhadores. Jaime Vicente, representante regional, forneceu informações a todos sobre o que está acontecendo dentro do CES/RJ, estabelecendo um fluxo de informações e interlocução efetivo entre os municípios e o CES/RJ.

O Fórum Regional de Saúde do Médio Paraíba, um evento mensal que ocorre em diferentes cidades da região, é organizado pelos Conselhos Municipais de Saúde (CMS). Este fórum serve como uma plataforma para discussões sobre o controle social, representando a sociedade civil organizada. Os participantes incluem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde, prestadores de serviços e representantes da gestão de saúde pública dos 12 municípios do sul do estado. O objetivo é promover um diálogo aberto e construtivo sobre questões de saúde pública na região.

 

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Categoria: Notícias