Leia mais...
Leia mais...
Mesa da cerimônia e posse e conselheiros

A Comissão Eleitoral deu posse hoje aos novos conselheiros estaduais de saúde, representantes das entidades e conselhos, eleitos através da Plenária Eleitoral para Preenchimento das Vacâncias do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro Triênio 2022/2025.

A cerimônia ocorreu no auditório do Conselho Regional de Odontologia – CRO/RJ, no Centro do Rio, e contou com a participação de Rosemary Rocha, representante do secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe. Rosemary também é conselheira estadual de saúde. Também compuseram a mesa os membros da Comissão Eleitoral Eliane Santos, Raphael Borges, a própria Rosemary e o secretário executivo do CES-RJ, Flávio Campos da Silva. Rosaura Rocha e Mara Dalila, também componentes da comissão, estiveram presentes na cerimônia.

Leia mais...
Novos conselheiros pouco antes da assinatura do Livro de Posse.

Foram eleitos para fins de preenchimento das vacâncias oriundas do primeiro processo eleitoral Guilherme Xavier Jaccoud (titular) e Luiz Fernando Froimtchuk (suplente), representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FEHERJ, Sivia Pertile (titular) e Mirian Pereira da Silca (suplente), representantes da Associação Carioca dos Diabéticos – ACD, Maria Lúcia Rodrigues de Souza (titular) e Sebastião Bernardino de Andrade (suplente), representantes da Pastoral da AIDS – CNBB, bem como a Região Metropolitana I com Alecir de Jesus Nunes (titular), representante do CMS de São João de Meriti e Ludugério Antonio da Silva (suplente), representante do CMS do Rio de Janeiro, além da Região da Baixada Litorânea com José Roberto Augusto de Oliveira (titular), representante do CMS de São Pedro da Aldeia e Marcos Roberto Ribeiro Teixeira (suplente), representante do CMS de Casimiro de Abreu.

Leia mais...
Descontração antes do início da cerimônia.

Um novo ciclo

Rosemary Rocha, representante da SES/RJ, conselheira e membro da Comissão Eleitoral agradeceu aos novos participantes pela disponibilidade para compor o colegiado do CES/RJ e fez votos para que esta nova fase do conselho propicie a discussão sobre as políticas públicas de saúde no estado a fim de melhorar o acesso e os serviços para a população.

Leia mais...
Eliane Santos, Rosemary Rocha, Flávio Campos e Raphael Borges.

Eliane Santos, ex-conselheira e membro da Comissão Eleitoral, falou sobre o árduo trabalho para completar os processos eleitorais e dar posse aos novos conselheiros e lembrou sobre as dificuldades de assumir uma tarefa iniciada pela composição anterior, mas que havia terminado o mandato sem completá-los. Eliane ressaltou o convite do secretário de estado de saúde para que os membros da atual comissão terminassem a tarefa e eleger os novos representantes. Segundo ela, ainda resta uma Região de Saúde (Noroeste) para ser eleito, o que não dá por encerrada, ainda, a atuação da Comissão Eleitoral. Eliane desejou bons trabalhos para os novos membros do CES/RJ.

Leia mais...
Eliane Santos (primeiro plano)

Raphael Borges, conselheiro estadual de saúde e membro da Comissão Eleitoral agradeceu ao Conselho Regional de Odontologia pela cessão do auditório e disse ser um prazer aproximar o CRO do CES/RJ, mesmo porque ele também é representante da entidade no conselho de saúde. Borges saudou os novos conselheiros e desejou que os conflitos e dificuldades que ocorreram no mandato anterior se tornassem uma página virada dentro do colegiado.

Leia mais...
Raphael Borges.

Para além do protocolo

Embora a cerimônia pudesse ser encerrada logo após a assinatura do Livro de Posse por parte dos novos conselheiros, a ex-conselheira Maria de Fátima Gustavo Lopes pediu a palavra para agradecer a todos que, junto com ela, trabalharam juntos durante o mandato anterior. Flávio Campos, secretário executivo, aproveitou o ensejo para chamar a ex-conselheira Rosaura Rocha para dar uma palavra. Rosaura disse que “estar aqui finalizando esta batalha, dando prosseguimento ao processo eleitoral, foi importante para que se pudesse levar aos conselhos de saúde a ética, o respeito e a responsabilidade, compromisso e o saber ouvir”. Rosaura comentou que foram bastante difíceis os dois últimos anos do Conselho Estadual de Saúde e que foi necessária uma atitude radical para romper com os impedimentos e começar uma nova vida [referindo-se à necessidade e urgência do início do processo eleitoral diante de um quadro de conflitos internos no CES].

“Representar um conselho estadual de saúde não é pouca coisa, é um grande aprendizado e uma grande responsabilidade”, disse Rosaura aos presentes que tomaram posse.

Leia mais...
Rosaura Rocha.

Mara Dalila, ex-conselheira e membro da Comissão Eleitoral, fez um discurso emocionado de despedida. Cadeirante, Mara falou que teve a honra de coordenar uma Conferência Estadual de Saúde, o que lhe fez superar muitos limites, sendo algo de grande aprendizado. Mara fez questão de dizer que fez muitos amigos dentro do conselho que serão levados para a vida toda e agradeceu à toda a equipe técnica do CES/RJ e à Cimissão eleitoral por ter conduzido até o fim os trabalhos em equipe. Mara fez um agradecimento especial ao secretário executivo Flavio campos, “uma pessoa muito especial”.

“A gente sai do conselho, mas o conselho não sai da gente”, completou Mara.

Leia mais...

Miguel Jorge Gomes de Oliveira, ex-conselheiro estadual de saúde, agradeceu a todos os presentes e aos conselheiros da sua região por estarem presentes dando continuidade aos trabalhos. Miguel mencionou a atuação do secretário Alexandre Chieppe “pelo seu comprometimento com o controle social e a saúde”, inclusive comunicou que a sua região Metropolitana I votou pela moção de congratulação pelos serviços prestados pelo secretário.

“O conselheiro, quando abraça a causa do SUS, a leva para a vida toda”, disse Miguel.

Leia mais...
Miguel Jorge.

A cerimônia foi transmitida ao vivo na página oficial do CES/RJ no Facebook.

ASSINATURA DO LIVRO DE POSSE

Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...

MAIS IMAGENS

Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...
Leia mais...

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Leia mais...

Entidades e movimentos sociais nacionais que desejam compor comissões intersetoriais do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para o triênio 2022-2025, podem se inscrever, a partir de terça (3/05), através de formulário eletrônico. As inscrições para 18 comissões se encerram no dia 3 de junho de 2022.  

As comissões acompanham e fiscalizam as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). E serão compostas por até 36 membros, entre titulares e suplentes, com representações de usuários do SUS, profissionais de saúde, comunidade científica, gestores, prestadores de serviços de saúde e das entidades empresariais com atividades na área de saúde. Do total de vagas disponíveis de cada uma, 20% serão destinadas para quem não compõem o conselho. 

As entidades e os movimentos sociais poderão se inscrever em até nove comissões, mas serão contempladas até o limite de seis. A Comissão Intersetorial de Ética em Pesquisa (Conep) do CNS possui um instrumento próprio para recomposição e, por isso, não está participando desse processo de inscrição. 

Inscrições estão abertas para as seguintes comissões:

  1.  Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias
  2.  Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida – Criança, Adolescente, Adulto e Idoso
  3.  Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência
  4.  Atenção Básica à Saúde
  5.  Alimentação e Nutrição
  6.  Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica
  7.  Educação Permanente para o Controle Social do SUS
  8.  Orçamento e Financiamento
  9.  Políticas de Promoção da Equidade
  10.  Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
  11.  Recursos Humanos e Relações de Trabalho
  12.  Saúde Bucal
  13.  Saúde Indígena
  14.  Saúde da Mulher
  15.  Saúde Mental
  16.  Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
  17.  Saúde Suplementar no SUS
  18.  Vigilância em Saúde

Como fazer a inscrição? 

  • Acesse o link www.redeconselhosdosus.net/composicao
  • Leia o Edital 001/2022
  • Preencha o Formulário Eletrônico
  • Envie a documentação (apenas entidades e movimentos que não compõem o CNS)

Importante! Os habilitados no processo eleitoral do CNS (Triênio 2022-2025) NÃO precisam enviar documentos, basta preencher o Formulário Eletrônico.

Veja a documentação exigida para quem NÃO COMPÕEM O CNS: 

Para Entidades 

  • Cópia da ata de eleição da diretoria atual registrada em Cartório;
  • Cópia do estatuto, em sua última versão, registrado em Cartório;
  • Termo de indicação do representante da entidade, subscrito pelo seu representante legal, conforme modelo em anexo
  • Comprovante de atuação de, no mínimo 3 (três) anos, até a data da eleição, em pelo menos, um terço das unidades da Federação e (3) três regiões geográficas do País.

Para Movimentos Sociais 

  • Cópia da Ata de fundação ou comprovante de existência do movimento de, no mínimo 3 (três) anos, até a data da eleição, em pelo menos, um terço das unidades da Federação e três regiões geográficas do País, por meio de um instrumento público de comunicação e informação de circulação nacional, regional ou local (jornais, revistas etc.).
  • Relatório de atividades e relatório de reuniões do movimento com a lista de presença ou indicação dos membros presentes, ocorridas nos últimos 3
  • Termo de indicação do representante da entidade, subscrito pelo seu representante legal, conforme modelo em anexo

Atenção! Anexar separadamente cada um dos documentos e só serão aceitas cópias digitalizadas em PDF

Acesse

  • Formulário Eletrônico www.redeconselhosdosus.net/composicao
  • Edital nº 001/2022
  • Dúvidas:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Mais informações sobre o CNS: www.conselho.saude.gov.br

Ascom CNS

Leia mais...

O Secretário de Estado de Saúde, Dr. Alexandre Chieppe, e a Comissão Eleitoral convidam para a Cerimônia de Posse dos (as) novos (as) conselheiros (as), eleitos na Plenária Eleitoral para Preenchimento das Vacâncias, que irão compor o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro CES-RJ para o triênio 2022/2025.

 

O evento ocorre no dia 18 de maio de 2022, no auditório do Conselho Regional de Odontologia, localizado à Rua Araújo Porto Alegre 70, 5º andar, no Centro do Rio, com início às 10h.

processo eleitoral complementar teve início no mês de abril e buscou preencher as vacâncias oriundas do primeiro processo eleitoral do CES/RJ.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Leia mais...

Os conselheiros do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro CES/RJ vêm manifestar o repúdio em relação aos réus que serão julgados pela morte de Edma e Marcos Valadão, assassinados em 20 de setembro de 1999, quando se dirigiam para a 3ª Conferência Estadual de Saúde RJ onde estavam delegados.

Estamos atentos ao julgamento que ocorrerá no dia 11 de maio de 2022, 23 anos após o ocorrido.

Na defesa da JUSTIÇA, pelos Enfermeiros e Conselheiros Edma e Marcos.

Plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, 10 de maio de 2022.

O fato:

Depois de 23 anos do brutal assassinato de Edma Valadão, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, e Marcos Valadão, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção RJ, ocorrerá o julgamento dos réus pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro amanhã, 11 de maio.

Os réus são Gilberto Linhares Teixeira, que presidiu o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), no período de 1987 a 1991, e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), de 1991 a 1997,  Wenceslau Caldeira Constantino, enfermeiro que integrou diretorias do Coren-RJ na mesma época, e Alfredo Coelho Cavalcanti Filho, agente penitenciário.

Marco e Edna denunciaram graves irregularidades no sistema Cofen/Conselhos Regionais. O casal estava prestes a apresentar ao Ministério Público um dossiê contendo cópias de documentos sobre as irregularidades e vinham sofrendo ameaças.

Edma e Marcos Valadão foram alvejados no dia 20 de setembro de 1999, na Avenida Marechal Rondon, por dois homens em uma motocicleta quando se dirigiam para a 3ª Conferência Estadual de Saúde, que se realizava na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Leia mais...
Edma e Marcos Valadão

Leia mais...A Comissão Eleitoral, responsável pelas eleições complementares do Conselho Estadual de Saúde do rio de Janeiro – CES/RJ, divulgou hoje o resultado final da Plenária Eleitoral para o Preenchimento das Vacâncias do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ Triênio 2022/2025.

O pleito ocorreu de maneira presencial na sede do Conselho, no Centro do Rio, e híbrida, através do aplicativo Zoom, no último dia 9.

O recebimento dos ofícios coma indicação dos nomes dos representantes dos conselhos e entidades eleitas ocorre nos dias 12 e 13 de maio. A posse está prevista para ocorre no dia 18 de maio, conforme calendário eleitoral. O local extado da cerimônia de posse será divulgado pelas redes do CES/RJ em breve.

Confira o resultado final:

REGIÕES DE SAÚDE
Metropolitana I CMS de São João de Meriti (titular) CMS de Rio de Janeiro (suplente)
Baixada Litorânea CMS de São Pedro da Aldeia (titular) CMS de Casimiro de Abreu (suplente)
PRESTADORES DE SERVIÇO
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FEHERJ
USUÁRIOS
Patologias Associação Carioca dos Diabéticos – ACD Pastoral da AIDS – CNBB

REGIÕES DE SAÚDE

  • Metropolitana I: CMS de São João de Meriti (titular) e CMS do Rio de Janeiro (suplente);
  • Baixada Litorânea: CMS de São Pedro da Aldeia (titular) e CMS de Casimiro de Abreu (suplente);

PRESTADORES DE SERVIÇO

  • Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FEHERJ

USUÁRIOS

Patologias: Associação Carioca dos Diabéticos – ACD – Pastoral da AIDS / CNBB

Eleições Complementares CES-RJ Triênio 2022/2025

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ