Imprimir

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em sua Reunião Ordinária realizada nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2024, aprovou o Regimento da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que tem por tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. O evento ocorrerá de 19 a 22 de novembro de 2024, em Brasília. As etapas municipais/regionais e estaduais acontecem de fevereiro, março e abril de 2024 e maio e junho de 2024, respectivamente.  Acesse ao final do texto.

Desafios

Realizar a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde 18 anos após a 3ª edição apresenta vários desafios e oportunidades, tais como mudanças no cenário de saúde, já que, neste período, o cenário de saúde no Brasil mudou significativamente. Novas doenças surgiram, a população envelheceu, e a tecnologia na área da saúde avançou rapidamente. Essas mudanças exigem novas abordagens para a gestão do trabalho e da educação na saúde.

Também ocorreram mudanças na força de trabalho de saúde, com mais profissionais de saúde diversificados em termos de formação e especialização, bem como o grande crescimento de uma força de trabalho terceirizada e até “quarteirizada”. Isso requer uma abordagem mais analítica para a gestão do trabalho.

rereher 1
Plenário da 3ª CNGTES, em 2006. (Foto: reprodução)

As mudanças políticas e econômicas no Brasil nos últimos 18 anos também afetaram a saúde, com a redução da disponibilidade de recursos para a saúde e o avanço de interesses privados sobre os recursos do SUS

Por outro lado, a realização da 4ª Conferência tantos anos após a 3ª oferece a oportunidade de aprender com as experiências passadas e aplicar essas lições ao planejamento e implementação da nova conferência, seja com a incorporação de novas tecnologias ao se aproveitá-las para melhorar a gestão do trabalho e da educação na saúde. Isso pode incluir o uso de tecnologias digitais para treinamento e educação, por exemplo.

Neste sentido, o envolvimento de novos atores na gestão do trabalho e da educação na saúde incluem profissionais de saúde de diferentes áreas, pacientes e suas famílias, atores.

Talvez a chave seja aproveitar essas oportunidades e enfrentar esses desafios de maneira eficaz e inclusiva.

Baixar

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Categoria: Notícias