Imprimir

a saude e a verdadeira riqueza que nao pode ser comprada

Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a importância da preservação da saúde e do bem estar, notadamente através da expansão dos serviços públicos. Nesse contexto, o papel do Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil se destaca.

O Controle Social é um mecanismo que permite à população participar da administração pública. No SUS, isso ocorre por meio dos conselhos de saúde, que são órgãos compostos por representantes do governo, profissionais de saúde, prestadores de serviços e usuários. Esses conselhos têm a função de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas de saúde, além de propor estratégias para o seu aperfeiçoamento. Eles são essenciais para garantir a transparência e a efetividade das ações de saúde.

No entanto, apesar da existência desses mecanismos de controle e participação social, o SUS enfrenta diversos desafios. Entre eles estão a falta de financiamento adequado, a gestão ineficiente, a falta de profissionais em algumas regiões, ausência de concursos públicos para suprir a carência de trabalhadores e a dificuldade de acesso a serviços de saúde de qualidade. Além disso, há o desafio de superar as desigualdades regionais na oferta de serviços de saúde.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para refletir sobre esses desafios e buscar soluções para melhorar a saúde da população. O Controle Social, através dos conselhos de saúde, desempenha um papel importante nesse processo, pois permite que a população participe diretamente da gestão do SUS, contribuindo para a sua melhoria contínua. É um lembrete de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, mas que a participação da sociedade é fundamental para garantir esse direito.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Categoria: Notícias