O Sistema único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, o SUS foi amparado por um conceito amplo de saúde para atender de forma universal toda a população brasileira, hoje superior a 190 milhões de habitantes.

     Garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país, o SUS faz parte da vida de cada cidadão brasileiro. O sistema abrange desde a vacinação a procedimentos mais complexos como o transplante de órgãos. Além de oferecer consultas, exames e internações, o SUS também promove campanhas e ações de prevenção e vigilância sanitária (como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos), e até mesmo pesquisa de aperfeiçoamento tecnológico.

     Antes da criação do SUS, com 23 anos completos em 2011, a saúde não era considerada direito social. O modelo antes adotado dividia os brasileiros em três categorias: os que podia pagar por serviços privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum. Assim, o SUS nasceu para ofereceratendimento igualitário e promover a saúde de toda a população. O Sistema em si constitui-se em um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência aos brasileiros.