DSCF5601

Foto: Semana da Saúde 2019/Daniel Spirin CES-RJ

Via Band News:

A 12° edição da Semana da Saúde promovida pelo Governo do Estado do Rio vai acontecer nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Largo da Carioca, no Centro do Rio. O evento, considerado a maior ação de medicina preventiva do Brasil, vai oferecer diversos exames para a população.

A ação também reforça a importância da população ajudar a salvar vidas doando sangue no estande do Hemorio.

As mulheres poderão fazer mamografia, ultrassonografia mamária e transavaginal (com e sem doppler). Serão distribuídas 60 senhas para ultra e 70 para mamografia por dia. Para realização do exame é necessário pedido médico (SUS ou particular), xerox da Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Já os homens poderão contar com 600 senhas por dia para exame de PSA, consulta com urologista para cuidar da saúde, palestras e coleta de sangue.  Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família

A população também poderá realizar testes de hepatites B e C, sífilis, HIV, exames de dengue, zika e chikungunya, além de atendimento clínico dermatológico com a Vigilância.  Ao todo serão 250 senhas por dia.

A Venâncio e a Cruz Vermelha vão oferecer 500 senhas cada, por dia, para aferição de pressão e medição de glicose. A estação da Venâncio vai incluir também a bioimpedância, ou seja, avaliação da composição corporal. Equipes do Brasil sem Alergia, vão realizar 100 testes alérgicos por dia e 50 de espirometria (Teste de Capacidade Pulmonar).

Saiba mais em Saúde RJ.