Design sem nome 93

A Comissão Organizadora da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou hoje, 25 de maio, a lista completa dos conselhos municipais de saúde aptos a participarem da 9ª ConfES/RJ após a realização das etapas municipais. A homologação dos municípios foi realizada em conformidade com as análises do Grupo de Trabalho de Apoio à Regularização dos Conselhos Municipais de Saúde no que tange à situação dos CMS perante a legislação vigente.

Os conselhos municipais que não estiverem listados abaixo não poderão enviar delegação para a 9ª ConfES/RJ, porém, tiveram seus relatórios e propostas – oriundos da etapa municipal nas suas conferências municipais de saúde e plenárias – recebidos e incluídos.  

A 9ª ConfES/RJ acontece nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Teatro Odylo Costa filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. A Cerimônia de Abertura está prevista para começar às 17:30 do dia 26. O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro fará a cobertura completa do evento através de suas redes oficiais e site dedicado, bem como a transmissão ao vivo pela página oficial do CES/RJ no Facebook.

Região Município Situação/aptos
     
BAIXADA LITORÂNEA ARARUAMA
ARMAÇÃO BÚZIOS
ARRAIAL DO CABO
CABO FRIO
CASIMIRO DE ABREU
IGUABA GRANDE
RIO DAS OSTRAS
SÃO PEDRO DA ALDEIA
SAQUAREMA
APTOS
BAÍA DA ILHA GRANDE ANGRA DOS REIS
MAGARATIBA
PARATY
APTOS
CENTRO SUL AREAL
ENG. PAULO DE FRONTIN
MENDES
PARACAMBI
PARAÍBA DO SUL
PATY DO ALFERES
SAPUCAIA
TRÊS RIOS
VASSOURAS
APTOS
MÉDIO PARAÍBA BARRA DO PIRAI
BARRA MANSA
ITATIAIA
PINHEIRAL
PIRAI
RESENDE
RIO CLARO
RIO DAS FLORES
VALENÇA
VOLTA REDONDA
APTOS
METROPOLITANA I BELFORD ROXO
ITAGUAÍ
JAPERI
MAGÉ
MESQUITA
NILOPOLIS
NOVA IGUAÇU
QUEIMADOS
RIO DE JANEIRO
SÃO JOÃO DE MERITI
SEROPÉDICA
APTOS
METROPOLITANA II MARICÁ
NITERÓI
RIO BONITO
SÃO GONÇALO
SILVA JARDIM
TANGUÁ
APTOS
NOROESTE APERIBÉ
BOM JESUS DO ITABAPOANA
CAMBUCI
ITAOCARA
ITAPERUNA
LAGE DO MURIAÉ
NATIVIDADE
PORCIÚNCULA
SÃO JOSE DE UBÁ
VARRE-SAI
APTOS
NORTE CAMPOS DOS GOYTACAZES
CARAPEBUS
CONCEIÇÃO DE MACABU
MACAÉ
QUISSAMÃ
SÃO FIDÉLIS
SÃO JOÃO DA BARRA
APTOS
SERRANA BOM JARDIM
CACHOEIRA DE MACACU
CANTAGALO
CARMO
DUAS BARRAS
GUAPIMIRIM
MACUCO
PETRÓPOLIS
S. SEBASTIÃO DO ALTO
SANTA MARIA MADALENA
SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO
TERESÓPOLIS
TRAJANO DE MORAIS
APTOS

As conferências estaduais de saúde são eventos realizados em cada estado brasileiro com o objetivo de discutir e avaliar a situação da saúde pública local e propor diretrizes e estratégias para a melhoria do sistema de saúde. Essas conferências são parte de um processo de participação social na formulação de políticas públicas, previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.142/1990.

As conferências estaduais ocorrem a cada quatro anos e são precedidas pelas conferências municipais de saúde, que são realizadas em todos os municípios brasileiros. Nas conferências municipais, os cidadãos têm a oportunidade de discutir e elaborar propostas relacionadas à saúde em nível local. Essas propostas são levadas para as conferências estaduais, onde são consolidadas e debatidas em âmbito estadual.

Durante as conferências estaduais, são eleitos os representantes que participarão da Conferência Nacional de Saúde, que ocorre a cada quatro anos. A Conferência Nacional de Saúde é o evento máximo desse processo participativo e reúne representantes dos estados e municípios, além de usuários do sistema de saúde, profissionais de saúde e gestores. Na Conferência Nacional, são debatidos os temas e propostas de âmbito nacional e definidas as diretrizes para a política de saúde do país.

As conferências estaduais de saúde têm como objetivo promover a participação da sociedade na formulação de políticas de saúde, ampliar o debate sobre as questões relacionadas ao setor e fortalecer o controle social sobre as ações e recursos destinados à saúde. Elas são espaços democráticos de diálogo e construção coletiva, buscando aprimorar o sistema de saúde e garantir o direito à saúde para todos os cidadãos brasileiros.

 

VEJA A LISTA DE DELEGADOS (AS)

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ