reuniao 4

A Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Rio de Janeiro divulgou o Regimento Interno do evento. O documento já é público e pode ser acessado no Diário Oficial. A Etapa Estadual da 1ª CEGTES/RJ ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, de 28 a 30 de junho de 2024, e será precedida das Etapas Regionais e Conferências Livres.

Esta conferência discorrerá sobre “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, conforme estabelecido no Artigo 18 do Regimento. O evento tem como foco principal a garantia dos direitos e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo um ambiente de trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático.

Durante a conferência, serão propostas diretrizes para a formulação da Política Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com atenção especial às necessidades atuais dos trabalhadores do SUS. Além disso, deverá ser destacada a importância de fortalecer a carreira pública dos profissionais de saúde, visando eliminar a precarização da força de trabalho e promover a saúde desses trabalhadores.

Os princípios e diretrizes do SUS – Universalidade, Integralidade e Equidade – serão reafirmados e enfatizados como fundamentais para garantir a saúde como um direito humano. A discussão também aborda a mobilização e diálogo direto com a classe trabalhadora brasileira sobre questões relacionadas ao trabalho e à educação em saúde, respeitando os princípios democráticos e o Controle Social em Saúde.

Além disso, a importância de fortalecer os territórios como espaços essenciais para a implementação das políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde poderá ser um dos nortes da 1ª CEGTES/RJ. Por fim, a conferência visa avaliar a situação do trabalho em saúde e da educação em saúde, levando em consideração aspectos como raça, etnia, classe, identidade de gênero, sexualidade, geração, patologias e deficiências.

Fique ligado para mais atualizações sobre este importante evento que visa promover melhorias significativas no setor da saúde no país.

REGIMENTO

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ