DSC06555

Em Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira (7) no auditório da SES, o Plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro deliberou, após votação (21 a 2, sem absteção), reprovar a realização, em somente um dia, da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. A proposta de um único dia havia sido sugerida pela Secretaria Estadual de Saúde, que alegou falta de tempo hábil para sua realização na forma como tinha sido planejada pela Comissão Organizadora, nos dias 10 e 11 deste mês.

Com isso, a Comissão Organizadora da I CEVS e o CES/RJ (Plenário) decidiram pelo envio de um representante do segmento usuário para levar as 180 propostas, elaboradas nas conferências regionais, à relatoria da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, conferência essa que acontecerá de 28 a 1º de dezembro, em Brasília. Também será lido pelo representante do Conselho uma moção de repúdio contra a SES.

Segundo a conselheira Solange Belchior, relatora da Comissão Organizadora, "a conferência não foi suspensa pelo Pleno, apenas não pôde ser aceita sua realização da forma que a Secretaria propôs, ou seja, em apenas um dia, sem democracia e sem debate".

Indagado se o CES/RJ enviaria alguma delegação para Brasília, o conselheiro Miguel Jorge, coordenador da I CEVS, disse que "se não há conferência, não há porquê o envio de delegados".

Os articuladores de cada região entrarão em contato com seus respectivos Conselhos municipais para maiores esclarecimentos.

O Pleno Ordinário foi transmitido ao vivo e pode ser assistido, na íntegra, no canal do Conselho Estadual de Saúde/RJ no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Un_6c4tMOak

DSC06553

DSC06552