Parceria

 

O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atentos aos inúmeros casos de violência por parceiros íntimos, atendidos por profissionais de saúde em todo o Brasil, lançaram o EAD (Educação à Distância): Violência por parceiro íntimo: definições e tipologias. O curso é livre, autoinstrucional, totalmente gratuito e com início imediato. As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro, pelo link https://unasus-quali.moodle.ufsc.br/course/view.php?id=1.

violencia card insta

Em pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2017, uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência naquele ano. Só o número de agressões físicas já foi extremamente alarmante: 503 mulheres brasileiras vítimas a cada hora. Além disso, 22% das brasileiras sofreram ofensa verbal no ano passado, 10% sofreram ameaça de violência física, 8% sofreram ofensa sexual, 4% receberam ameaça com faca ou arma de fogo. Para piorar: 3%, ou seja, 1,4 milhões de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento e 1% levou pelo menos um tiro.

Desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH/DAPES/SAS/MS), a nova oferta tem como objetivo instrumentalizar o profissional na detecção desse tipo de violência, mantendo um olhar atento a situações de vulnerabilidade, para tornar visível a gravidade de atos violentos, refletindo sobre alternativas para a resolução de conflitos.