DSCF6054

Alexandre Vasilenskas, de pé, ao centro

Homologação do nome do novo presidente se deu durante Reunião Extraordinária do CES-RJ; seguimento dos profissionais de saúde seguiu rodízio do regimento

O plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro escolheu seu novo presidente durante a sua quinzenal Reunião Extraordinária ocorrida hoje (18), no auditório do 11º andar da Secretaria de Estado de Saúde. Obedecendo ao sistema regimental de rodízio de seguimentos, os profissionais de saúde elegeram o conselheiro estadual Alexandre Vasilenskas, representante do Conselho Regional de Psicologia – CRP, para ocupar a presidência do CES até 2021. A homologação no plenário do nome de Alexandre contou com 23 votos favoráveis e 03 abstenções. Como suplente, também foi eleita a conselheira estadual Solange Belchior, representante da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn-Rio. Os dois conselheiros serão oficializados assim que seus nomes forem publicados em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

DSCF6054

Plenário do CES-RJ homologou o nome de Alexandre Vasilenskas como novo presidente do Conselho

“Tornar o CES-RJ melhor do que já é”

Em seu discurso, o presidente eleito Alexandre Vasilenkas agradeceu a confiança do conjunto dos profissionais de saúde e do plenário do Conselho e começou dizendo que “o CES, hoje, é muito melhor do que já foi e temos o desafio de torná-lo ainda melhor do que já é”. Vasilenkas prosseguiu dizendo que “a conjuntura não é boa e o desafio do conjunto do Controle Social do país é conseguir que o projeto libertário, solidário, gratuito e integral do Sistema Único de Saúde para todos continue, pois a verdade é que o SUS está sob ataque e, nesta condição de ataque, não nos cabe apenas fazer o que já vinha sendo feito, mas fazer além”. Alexandre Vasilenkas finalizou dizendo que conta com o apoio do Colegiado e do gabinete da SES.

DSCF6056

Alexandre Vasilenskas

DSCF6053

Conselheira Solange Belchior foi eleita para ocupar a suplência da presidência

Zaira da Costa, que está deixando o cargo após um ano de intensos trabalhos, agradeceu a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde, principalmente do secretário Edmar Santos, Fernanda Polo, subsecretária de Assuntos Estratégicos da SES-RJ e de outros servidores do gabinete. A presidente fez questão de ressaltar também o apoio de todo o quadro administrativo da secretaria executiva do Conselho e de seu secretário, Flávio Campos. Retomando uma prática regimental, Zaira apresentou um relatório de gestão detalhado de todas as suas atividades enquanto presidente do CES e agradeceu mais uma vez aos presentes pela oportunidade de ocupar tão importante posto para o Controle Social no Rio de Janeiro. Um pequeno banco de imagens produzido pela comunicação do Conselho, marcando os principais momentos de Zaira da Costa, foi apresentado no telão.

DSCF6029

Presidente Zaira da Costa

DSCF6046

Seguimento dos profissionais de saúde se reuniu para eleger o novo presidente

A pauta da reunião também tratou da elaboração de uma deliberação de apoio ao reajuste salarial dos servidores da SES e de uma moção de apoio contra o desmonte das empresas públicas e estatais.

DSCF6031

Conselheiros estaduais durante a Reunião Extraordinária do CES-RJ

Por fim, duas apresentações ocorreram no auditório. A primeira apresentação tratou das alterações na Política de Financiamento à Atenção Primária, onde José Luli (Cosems) discorreu sobre os riscos do desfinanciamento da APS após a entrada em vigor da Portaria MS 2.979/2019. As políticas de equidade e saúde, com foco na saúde de refugiados e migrantes também foram discutidas pelos conselheiros. O tema foi apresentado por Camila Estrela, técnica responsável para Políticas de Saúde de Refugiados e Imigrantes da Secretaria de Estado de Saúde.

DSCF6067

Camila Estrela falou sobre as políticas de equidade sob o tema Refúgio e Migração

O Conselho Estadual de Saúde transmitiu ao vivo a Reunião Extraordinária na sua página oficial no Facebook:

Veja mais imagens:

DSCF6040