COMUNICADO 1

16 DE MARÇO DE 2020 

Conforme determinação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Conselho Estadual de Saúde comunica que toda força de trabalho da SES estará voltada ao enfrentamento do coronavírus, indicando o regime especial de home office e alteração de lotação temporária para os profissionais que compõem o grupo de risco. A Resolução SES que trata do regime diferenciado de trabalho aos profissionais da SES será divulgada ainda hoje e deve ser publicada amanhã em Diário Oficial.

Em relação ao Conselho Estadual de Saúde, a fim de garantir a continuidade do controle social, serão mantidas as reuniões da Comissão Executiva, devendo ser suspensas as reuniões plenárias e demais comissões e GTs. Esse regramento será contemplado na Resolução que tratará do funcionamento da Secretaria de Estado de Saúde.  Os conselheiros que se enquadram no grupo de maior risco (maiores de 60 anos e pessoas imunossuprimidas) deverão permanecer em suas residências conforme orientação que vem sendo divulgada.

Neste momento de crise, é necessário que apenas as atividades inadiáveis sejam mantidas. A adesão da população é essencial para que o plano de contingência tenha resultado.

Em breve, um documento será transmitido ao Conselho Estadual de Saúde, contendo todas as medidas e ações de enfrentamento, para que o controle social possa realizar suas funções. A atualização das ações será enviada periodicamente, independentemente de solicitação.

SES/CES