sasa

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realiza no próximo dia 25 de fevereiro seu primeiro seminário do ano. Em debate estarão as doenças reumáticas, popularmente conhecidas como reumatismo.

Provocando dores, acometendo o sistema locomotor, além das articulações, ligamentos, cartilagens, tendões e músculos, o ‘reumatismo’ ainda pode atingir outros órgãos, como o pulmão, coração, rins, olho e pele.  “Um levantamento do Ministério da Saúde revelou que, pelo menos, 12 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum tipo de doença reumática, ou seja, cerca de 5% da população”.

O seminário tem como objetivo capacitar os conselhos municipais sobre como encaminhar essa política de enfrentamento das doenças reumáticas nos munícipios.

O CES-RJ irá transmitir ao vivo este seminário a partir das 10h em sua página oficial no Facebook.

Confira a seguir a programação preliminar e os participantes.

Seminário de Doenças Reumáticas – 25/02/2021

Dia: 25 de fevereiro de 2021, das 10h às 13h

Objetivo: Capacitar conselheiros estaduais e municipais sobre como encaminhar essa política no munícipio.

10:00 às 10:10 – Mesa de Abertura:

– Presidente do Conselho Estadual de Saúde e secretário de estado de saúde, Carlos Alberto Chaves

– Coordenação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ, coordenadora Sr.ª Zaira Costa

– Apresentação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ

Mesa 1 (10:35): Política Estadual de Saúde para pessoas com doenças reumáticas: Drª Cláudia Lunard, SES/RJ

Mesa 2 (10:55): O que é doença reumática, quais as sequelas?  Aonde se trata? Tratamento, regulação, com o professor Ricardo Vaz, assistente na Disciplina de Reumatologia na Universidade de Vassouras e médico reumatologista no Hospital de Ipanema

Mesa 3 (11:15): Direitos dos pacientes, com o advogado Drº Caio Silva de Souza, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade do Município do Rio de Janeiro. Membro do Comitê do Estado do Rio de Janeiro de Doenças Raras.

Mesa 4 (11:35): A doença reumática a partir da visão do paciente, com Eliane de Carvalho, paciente do Hospital Pedro Ernesto (HUPE)

Mesa redonda (11:55): debate, com a coordenação de Solange Belchior, conselheira estadual de saúde e Drº Guilherme de Lima Pinheiro, conselheiro estadual de saúde

Momento cultural (12:55)

Encerramento (13:00): Após debate, diante das perguntas/propostas haverá a elaboração de um documento para enviar a todas as pessoas que participaram. Haverá certificado. (12:15)

Local:  transmissão ao vivo no Facebook.