WhatsApp Image 2021 02 12 at 11.52.08 AM

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro passou a ter novo presidente oficialmente nesta última quarta-feira (17) após a publicação, em Diário Oficial, do nome de Carlos Alberto Chaves, atual secretário de estado de saúde do RJ, para assumir o cargo no colegiado estadual.

A assunção de Chaves se deu pelo sistema de rodízio estipulado pelo art. 9° da Lei Complementar n° 152, de 18 de novembro de 2013, onde se orienta que a presidência dos conselhos deverá ser ocupada pelos 3 (três) segmentos (gestor, usuários e profissionais de saúde, na ordem), sendo o mandato em cada segmento com duração de 1 (hum) ano. O atual secretário de saúde teve seu mandato antecipado em cerca de 4 meses por conta do pedido de renúncia do ex-presidente Alexandre Vasilenskas Gil, eleito pelos seus pares do segmento dos profissionais de saúde em abril de 2020, Solange Belchior, suplente da presidência, também renunciou.

NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE SE APRESENTA AO COLEGIADO DO CES

Já em primeiro encontro com alguns conselheiros, realizado no dia 12 de fevereiro para debater assuntos internos do CES relacionados à reestruturação da sua secretaria executiva, Carlos Alberto Chaves manifestou disposição para atender às demandas do CES-RJ junto à Secretaria de Estado de Saúde e prometeu manter um diálogo aberto e constante com os conselheiros.

Chaves terá como suplente a conselheira e subsecretária da Controladoria Geral de Saúde da SES/RJ, Marcia Regina da Silva de Mesquita.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Foto: Secretário Carlos Alberto Chaves, por Maurício Bazílio/SES-RJ