DSCF5605

A décima edição da Semana da Saúde, evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Bandnews e a emissora de TV Band, começou segunda-feira (25) e vai até amanhã (28) na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. As atividades envolvem a prestação de serviços à população fluminense, além de conscientização e promoção da saúde. Quem passa pela Praça Floriano pode obter teste de glicose, aferição de pressão, efetuar cadastro no SUS, obter senha para o teste de PSA, se “vacinar contra a Febre Amarela, além de receber informações a respeito da prevenção ao tabagismo, orientação sobre alimentação saudável, atividades físicas e práticas corporais, orientações sobre prevenção de arboviroses (dengue, Zika e chickungunya), além da distribuição de preservativo para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A saúde bucal também ganha atenção especial nesta 10ª edição, com palestra e distribuição de kits de escovação”. (Fonte: Secretraria de Saúde)

DSCF5601

Neste ano, o Conselho Estadual de Saúde esteve presente participando, por meio de palestras, das atividades. Interagindo com o público, conselheiros e conselheiras se revezaram para explicar a função e o papel do conselho de saúde na estrutura da Administração, as atividades de fiscalização dos hospitais e serviços públicos de saúde desempenhadas, a participação e importância do controle social nos conselhos municipais e estadual e os desafios para orientar as políticas e planos públicos de saúde no estado.

YouTube: CES-RJ interage com o público durante a Semana da Saúde da SES/RJ

A Semana da Saúde homenageou nesta edição o jornalista Ricardo Boechat, falecido no início deste ano vítima de um acidente aéreo. Boechat sempre foi um grande entusiasta e promotor do evento. A Semana da Saúde é considerada o maior evento de saúde pública feito a céu aberto do país.

Veja mais informações:

Emissão de documentos

Também será possível emitir alguns documentos na Semana da Saúde. A Fundação Leão XIII fará a emissão da 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito. Já o Detran ficará responsável pela 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade. O evento vai oferecer a possibilidade de emprego com o cadastro para o mercado de trabalho, além de agendamento para emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego.

Parceria inédita com a Fiocruz

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fiocruz/Rio, participa pela primeira vez do evento e traz diversas atividades ligadas à ciência, à arte e à cultura na

saúde. As principais atrações são o lançamento da exposição “Conhecendo o sangue por dentro”, onde será possível entrar numa artéria gigante e descobrir o que temos dentro do nosso sangue; o ônibus da ciência, que divulga temas das biociências e da saúde; o Expresso Chagas XXI, trem imaginário que refaz a descoberta de Carlos Chagas sobre a doença de chagas; além dos benefícios das práticas integrativas complementares, como aromaterapia e automassagem, reiki, musicoterapia e dança circular.

Parceiros do evento

A 10ª edição da Semana da Saúde conta com seguintes parceiros: Unimed, Café Evolutto, Leite de Magnésia d Phillips, Aspen Pharma, Frugale, Drogaria Venancio e Instituto L’Oréal.

Campanha Natal Solidário

Durante o evento, também estará disponível um ponto de coleta da campanha Natal Solidário, da instituição Rio Solidário, para arrecadação de brinquedos novos para crianças de organizações da rede estadual e que estejam em situação de vulnerabilidade. (Fonte: Secretaria de Estado de Saúde)

A Semana da Saúde: